Violência sexual contra criança


 A violência sexual é uma das várias violências que infelizmente atinge todas as faixas etárias, classes sociais e ambos os sexos. As vitimas são crianças que muitas vezes sofrem agressão por pessoas relacionadas ao seu convívio como familiares, vizinhos e amigos, dificultando a denúncia.
Nas vitimas sexuais, além das lesões físicas e genitais sofridas, as pessoas tornam-se mais vulneráveis a outros tipos de violência, aos distúrbios sexuais, ao uso de drogas, à prostituição, à depressão e ao suicídio. As vítimas enfrentam ainda, a possibilidade de adquirirem doenças sexualmente transmissíveis, o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e o risco de uma gravidez indesejada.
Não é apenas o desejo sexual o fator proeminente na motivação dos agressores sexuais, mas também o gênero, pois criança e adolescente fazem parte da categoria dominada e sujeita ao poder exercido pelos mais velhos sobre os mais novos e do masculino sobre o feminino.


REFERÊNCIA:
MONTEIRO, Claudete F. de Souza et al. Violência sexual contra criança no meio intrafamiliar atendidos no SAMVVIS, Teresina, Piauí. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.61, n.4, jul./ago. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000400010&lang=pt. Acesso em: 23 maio 2011.