domingo, 22 de maio de 2011

Violência e seus conceitos


Acredita-se que a origem da violência está ligada a determinações sociais e econômicas. Mas ela também pode ter um fim destrutivo.  Sintomas como brigas, conflitos, agressões físicas e verbais são expressões do homem, mas não significa a violência em si.
A violência em si, ocorre quando há o desejo, a intenção de destruição, por isso o homem precisa de regras para viver, para constituir a sua moral.  Sendo assim, a moralidade nos indica o que é “certo” ou “errado”. Mas, se tratando de crianças, apesar de haver atos violentos presentes na motivação da criança de 0 a 6 anos, não podemos compará-los aos atos dos adultos que já têm uma intencionalidade e conseguem perceber os prováveis danos de suas ações.  Lembramos ainda, que, as crianças não têm o domínio da linguagem. Dessa forma, sua comunicação se dá por expressões e gestos.
A escola, tanto pública quanto particular, está vivenciando hoje um clima de tensão, que a mídia nos apresenta todos os dias. Em tempos passados, a escola era lugar de respeito e o temor era das notas ou aos professores intolerantes.
Medos Contemporâneos de nossas crianças
A educação hoje, se apresenta por ambigüidades. Ao invés dela ser um meio de superarmos os nossos medos, ela pelo contrário, naturalizou-os, deixando as crianças a mercê de tantas coisas, ou seja, o mal se tornou banal em nosso cotidiano.
O medo tem dupla face: adrenalina, relacionada a não prisão do homem ou o mundo sem vida: vivemos numa prisão de ferro, para proteger nossas crianças.
As turmas heterogêneas nas escolas
Os professores se sentem preocupados com tamanhas as diversidades encontradas numa mesma turma, constituindo uma riqueza de culturas, mas também uma dificuldade de manter uma harmonia na turma. Dentre as dificuldades experienciadas, encontramos:
·         Níveis de aquisição;
·         Estilos e ritmos de aprendizagens;
·         Cultura escolar;
·         Motivações por aprender;
·         Possibilidade de aprendizagem.
                                                             
REFERÊNCIAS
BLIN, Jean-François; DEULOFEU, Claire Gallais. Classes Difíceis: ferramentas para prevenir e administrar os problemas escolares. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 73.

LUZ, Iza Rodrigues da; GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. Agressividade e violência na Educação Infantil. In: GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; TOSTA, Sandra Pereira.  (Orgs.). A síndrome do medo contemporâneo e a violência na escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. Cap. 2, p. 65-76.

MARRA, Célia Auxiliadora dos Santos. Violência Escolar: percepção dos atores escolares e a repercussão no cotidiano da escola. São Paulo: Annablume, 2007.

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